/ O campeonato reforça o compromisso da marca com os clientes na competição

/ O calendário apresenta seis provas em seis cidades europeias

/ O novo Leon Cup Racer tem 330 CV e avançada tecnologia

/ Os pedidos poderão ser feitos a partir de novembro

A SEAT dá continuidade à sua vasta tradição na competição com o SEAT Leon Eurocup, um campeonato que garante muitas emoções a todas as equipas profissionais. As provas serão disputadas em seis fins de semana em seis cidades Europeias, com atrativos prémios para os vencedores. O protagonista será o SEAT Leon Cup Racer, um espetacular automóvel de competição criado pela SEAT Sport com 330 CV de potência e uma ampla gama de elementos tecnológicos.

“A competição está profundamente enraizada na nossa Marca. A SEAT detém mais de 40

anos de história nesta área. Com o Novo SEAT Leon Eurocup, poderemos continuar a manter o entusiasmo dos nossos clientes e fãs em toda a Europa”, afirmou o Dr. Matthias Rabe, vice-presidente de I+D de SEAT S.A. “O Leon Cup Racer é um automóvel de competição com um desempenho superior. A nova geração do SEAT Leon oferece uma base sólida para tal, tanto os nossos clientes como os profissionais da imprensa especializada realçaram as suas qualidades desportivas.”

O SEAT Leon, um hatchback, é um dos automóveis de competição com mais êxito nos últimos anos. Nos últimos anos, em 2008 e 2009, ganhou o titulo no mundial de turismos (WTCC) , ao mesmo tempo que a Supercopa SEAT Leon e a Eurocup foram as séries de competição monomarca mais populares. A Supercopa foi disputada entre 2003 e 2013 em oito países e a Eurocup em nove países entre 2008 e 2010.

 

O calendário da SEAT Leon Eurocup 2014 será anunciado nas próximas semanas e dele

constarão seis encontros, cujas datas exatas irão ser comunicadas nas próximas semanas.

As provas serão disputadas de sexta a domingo e incluirão sessões de treino livre, uma

classificação e duas corridas pontuáveis. Os vencedores receberão atrativos prémios em

dinheiro.

 

“Estamos muito satisfeitos por oferecer a todos os nossos clientes de competição o SEAT

Leon Eurocup para a temporada 2014,” afirmou Jaime Puig, diretor de SEAT Sport e

responsável pelas atividades desportivas da marca. “O SEAT Leon Cup Racer é um excelente automóvel que apaixonará os nossos fãs em todas as corridas do campeonato. A SEAT Sport aplicou todo o seu conhecimento técnico no Leon Cup Racer. Com este novo

automóvel de competição daremos continuidade aos grandes êxitos desportivos dos últimos anos.”

 

Desenho inconfundível e qualidades dinâmicas impares

 

O novo SEAT Leon Cup Racer seduz à primeira vista. Destaque para as jantes de competição de 18 polegadas unidas às vias quase 40 centímetros mais largas que as do modelo de série, que fazem sobressair a sua imagem atlética. Além disso, a nova frente foi desenhada para melhorar a eficiência aerodinâmica e maximizar o fluxo de ar para o motor e travões, ao mesmo que as imponentes cavas das rodas e aberturas na parte posterior ajudam a refrigerar os travões de quatro pistões das rodas traseiras. Por outro lado, o desenho das embaladeiras, o spoiler dianteiro, a proteção inferior do chassis, o difusor traseiro e o spoiler posterior extensível em duas etapas, conseguem o máximo efeito para curvar com a maior velocidade.

 

Ainda assim, o ADN do Leon mantêm-se intacto no SEAT Leon Cup Racer : os diferenciadores faróis de LED integrados com luz diurna constituem uma assinatura e foram levados do modelo de série, exatamente como os faróis traseiros de LEDs, a linha do tejadilho, as linhas de carater e os precisos “blísters” laterais.

 

Um desenho sistematicamente simples e cuidadosamente minimalista define o habitáculo,

cujo interior protege una gaiola de segurança de alta resistência. Os bancos tipo baquet apresentam um suporte HANS para a cabeça e tronco para maior segurança. Manteve-se a

disposição básica do posto de condução do modelo de série, mas toda a informação ao condutor e os comandos situam-se no volante multifunções e no ecrã TFT de alta resolução, de modo a que o piloto possa concentrar-se plenamente a conduzir o automóvel.

O Leon Cup Racer obtém a força explosiva graças a um motor turboalimentado de dois litros e quatro cilindros que desenvolve una potência máxima de 330 CV. Uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis velocidades com patilhas no volante e um diferencial de bloqueio eletrónico enviam um binário máximo de 400 Nm às rodas dianteiras.

Foi considerado como preço preparativo para o Leon Cup Racer o valor de 70.000 € (sem

impostos) e já se aceitam pedidos.

A SEAT é a única empresa do setor automóvel com capacidade para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional, com sede

central em Martorell (Barcelona), exporta cerca de 83% da sua produção e está presente em 77

países. Em 2012, a SEAT alcançou um volume de negócios de mais de 6.000 milhões de euros, com

entregas totais de 321.000 unidades.

 

O grupo SEAT conta com 14.000 profissionais e tem três centros de produção: Zona Franca, El Prat de Llobregat e Martorell (Barcelona), onde são fabricados, entre outros, os famosos modelos Ibiza e

Leon. A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela (Portugal) produz o SEAT Alhambra, a fábrica de

Bratislava (Eslováquia) o novo SEAT Mii e a fábrica de Mladá Boleslav (República Checa) o novo SEAT Toledo, todas elas fábricas do Grupo Volkswagen.

 

A multinacional espanhola conta também com um Centro Técnico que se configura como um hub de

conhecimento e que acolhe mais de 900 engenheiros, com o objetivo de impulsionar a inovação do

investidor industrial número um em I+D+i de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o

meio-ambiente, a SEAT desenvolve a sua atividade principal segundo critérios de sustentabilidade

para a redução de CO2, eficiência energética, assim como reciclagem e reutilização de recursos.

 

Fotos no SEAT Media Center (http://seat-mediacenter.com) 28/13